
Certamente Renato Russo odiaria saber, quando Será começou a tocar nas rádios, lá em 1984, que apenas 12 anos depois ele começaria a se tornar um ícone messiânico como aqueles que morreram cedo e que figuraram no clipe de Tempo Perdido. Mas será que o menino que criava bandas imaginárias no caderno, com alter-egos e nomes fictícios não levou, freudianamente, o Renato Manfredini a se configurar no Renato Rousseau, Russo e se enfileirar, mesmo que restrito ao cenário brasileiro, a Brian Jones, Janis Joplin, Lennon e etc?
Foi marcante para quem viveu aqueles dias soturnos em que o desfecho esperado da trajetória de Renato, auto-destrutivamente se recusando a cumprir o protocolo de tratamento contra o HIV enquanto mergulhava em episódios de depressão e ingestão de drogas acabou por se anunciar, enquanto o luto se construía, no Brasil inebriado pela febre de consumo e otimismo pós-Plano Real os discos da Legião, e mesmo os solos de RR vendiam à medida em que pousavam na prateleira de CDs das lojas que viviam, sem saber, o ocaso da música comercializada em formatos físicos.
Vi, e ninguém me contou, um semi-analfabeto adquirir não um, mas todos os CDs da carreira de Renato Russo e de sua banda, o que tomou praticamente metade de seu salário de repositor em um comércio da periferia de São Paulo. Mesmo que as letras de Renato soassem a marciano perto da preferência de seu dedicado e novo fã, o pagode meloso e repleto de cornitude do Raça Negra, ele cantava A Via Láctea a plenos pulmões, embevecido com a letra depressiva de quem sofria os efeitos devastadores da AIDS. Era bizarro e comovente. E ali nascia outro Raul Seixas. Com algumas diferenças, entre elas uma básica, que era a falta de estrutura mercadológica para transformar o baiano em campeão de vendagem, pois sua carreira nos anos 1980 vinha em decadência acelerada, enquanto Renato lançava em média um álbum por ano em sua última década.
ROBERTO VIEIRA
Roberto Vieira é diretor da BRio, radialista, publicitário e autor de No Tempo do Mundo - Crônicas de um Locutor que Escreve, disponível para compra em https://amzn.to/2ZGGt09