
Desde os tempos em que Fausto Silva apresentava o Perdidos na Noite, na Band, se diz que a saída para o Brasil é o aeroporto. Muito tempo passou, Fausto consolidou sua carreira com sucesso na Globo, e mais de 30 anos depois está de volta à emissora paulista. E a saída? Continua igual?
Bem, a bossa-nova mostrou o caminho, com o mítico show no Carneggie Hall. Para quem faz arte, a receptividade que a produção cultural brasileira alcança no exterior é expressiva e estimulante. Dando continuidade ao projeto que a BRio deu início, a partir da veiculação em uma emissora com programação 100% brasileira na Europa, a música puxa a fila, e outras expressões artísticas vêm junto: a partir de hoje, e dando início às atividades do site em 2022, fotógrafos brasileiros com um olhar apurado sobre o Brasil inauguram um espaço destinado a conversar com a música brasileira, unindo forças o trazendo para o público da rádio, além da música e dos textos no site, fotos retratando o que o Brasil tem de melhor.
Helson Moura é um fotógrafo capixaba com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Sua primeira exposição data de 1990, e em 2006, Brasil Primitivo, sua mostra retratando a população indígena do Espírito Santo e os ribeirinhos da margem do Amazonas chega aos Estados Unidos, em espaços no Texas, passando por McKinney e Dallas.
Nas palavras da jornalista Maria Inês da Silva, o fotógrafo une poesia e arte: “ver, olhar e sentir toda uma emoção que brota da luz que Helson capta de maneira desconcertante, na beleza dos detalhes e do conjunto”. E complementa: “Ao capturar num clique, numa fração de segundo, intuitivamente, aquele instante que já não existe mais vocês eternizam o que é perene pela própria natureza: a vida humana. Isso é arte.”
Então, amigos, temos aqui na nossa galeria brasileira mais uma expressão artística do que produzimos a partir de uma das melhores matérias-primas do planeta. Se o aeroporto é uma saída, na verdade, um finger para todo um mundo novo de experiências a serem desfrutadas, embarcar na viagem com os instantâneos de artistas como Helson Moura nos fazem lembrar do que o Brasil produz de forma mais sublime.
Interaja com @helsonmoura nas redes sociais