Gênero em locução? É claro que em alguns casos, se especifica o uso de voz feminina ou masculina. Eu, particularmente, gosto muito de ouvir rádio com as colegas locutando. Em boa parte das gravações de espera telefônica são as mulheres que gravam. No campo da narração esportiva, uma área historicamente dominada pelos homens, Luciano do Valle foi o responsável por abrir espaço em uma emissora de largo alcance como a Band para a vencedora de um concurso que apontaria a narradora de futebol das transmissões do Show do Esporte. Luciana Mariano levou, se tornou a locutora das partidas de futebol feminino, se casou com o chefe e virou…Luciana do Valle? Não ajudou muito a disseminar o desejo entre as meninas de narrar futebol. 
Verdade seja dita, mesmo a locução esportiva masculina carece de novas vozes. As que surgem têm estilo muito próximo aos modelos que vigoraram desde os anos 1950. Faz tempo que não surge um talento como Osmar Santos, criativo, vibrante, preciso e capaz de chacoalhar o público. Galvão Bueno, mesmo já tendo ultrapassado os setenta anos, é chamado de volta à Globo. E locutores da primeira década da TV brasileira, como Silvio Luiz, dizem não se acostumar a mulheres narrando. 
À parte o machismo envolvido, é certo que há diferenças entre uma narração e outra. Mas gosto de assinalar que não há locutores homens ou mulheres, e sim talentosos ou não. Isabelly Morais tem apenas 25 anos e é um exemplo de como a competência, a capacidade de passar informações relevantes e ser precisa ao descrever o que se passa nas quatro linhas independe de níveis de estrogênio ou testosterona. A narradora do Sportv se configura uma bela demonstração de locutora esportiva leve sem ser engraçadinha demais, atenta aos detalhes sem ser prolixa, vibrante na medida que o jogo pede. 
Ser mulher ou não, neste caso, é apenas detalhe.

Estas questões tão polêmicas quando debatidas em redes sociais ganham contornos bem mais interessantes quando discutidas em um ambiente acadêmico, com abertura para vários pontos de vista e respeito pela opinião alheia. Por isso, aguardo com ansiedade pela turma que se forma para setembro, no Curso de Oratória, Locução e Home Studio, na Universidade Positivo em Curitiba. Vamos lá trocar ideias e aprender juntos?
https://bit.ly/3qdqXGJ